John Gleeson, Gordan Cooper, Alan Shepard, Scott Carpenter, Virgil Grisson, Walter Schirra e Donald Slayton. Talvez você não os reconheça ou o que foi o Projeto Mercury. Entretanto são fundamentais para a existência de uma famosa instituição: a Nasa. E os 7 nomes são os primeiros homens a serem chamados de astronautas nos EUA.
Os eleitos, série que estréia no dia 05/02 no canal National Geographic da Disney+, provavelmente não seria a sua primeira escolha ao pensar no que assistir em meio a uma imensidão de programas de qualidade. Afinal escondida dentro da NatGeo, um seriado sobre astronautas engana. Honestamente se eu não tivesse lido sobre a transformação do livro homônimo (The RIght Stuff) de Tom Wolfe, eu provavelmente teria deixado de lado achando que seriam imagens da Terra, da Lua e várias apresentações técnicas que não despertariam o meu interesse. Felizmente, eu me dei uma chance de conhecer a história desses homens, que também já foi contada em um filme, com o mesmo título em 1983, além de Dennis Quaid e Ed Harris no elenco.
Devorei os 5 episódios que tive a oportunidade de assistir e confesso que já estou querendo mais! A série, que começa com o dia do lançamento da Mercury em 61 e volta três anos antes para mostrar a construção e transformação da Força Espacial em Nasa, é excelente! Dos detalhes da indumentária, aos carros fabulosos, à música impecável, nenhum detalhe decepciona. Talvez o único “erro” que achei foi o anacronismo de uma canção, mas ouvir uma música de protesto contra a ditadura brasileira composta por Chico Buarque, ao invés das tradicionais músicas de bossa nova, é tão novo, que não me importa em qual ano Chico gravou “A Banda”, mas sim a mensagem.
O elenco é fantástico, e está perfeito. E não podemos deixar de citar que além de bonitos, os rapazes são talentosos. Patrick J Abrams, de Suits (e par da ex-princesa Meghan Markle), Colin O’Donoghue (um dos meus mutos irlandeses preferidos) de Once Upon a Time, James Lafferty conhecido por One Tree Hill, Jake McDorman (paixão antiga) de Greek, Limitless (série) e Watchaman, são 4 excelentes motivos para assistir a série que também conta com mais nomes excelentes no elenco: Michael Trotter (Inumanos), Micah Stock (Doug de Bonding, irreconhecível) e Aaron Staton (Mad Men) , além de Patrick Fischer (Mad Men e Mulholland Drive), Eric Ladin (The Killing) e mais uma lista que ocuparia dois textos.
Apesar de um elenco majoritariamente masculino, não se engane as mulheres são importantes na história. Afinal o seriado foca na vida e relação entre os ex-pilotos de teste, suas famílias, o trabalho, e os torna humanos acima de tudo. Sim, é difícil acreditar que homens que arriscavam suas vidas em aviões, que lutaram em Guerras, que foram escolhidos em uma seleção de os 120 melhores pilotos nos EUA, cometem os mesmos erros que nós e são pessoas com os mesmos problemas que temos. Por outro lado mostra a determinação e a garra que os tornaram pioneiros, apesar de rivais e companheiros ao mesmo tempo. E essa parte humana foi o que realmente me cativou na série.
A série vai ao ar nas sextas, seguindo o calendário da Disney+. E tanto por ser de época, tratar de assuntos como política, afinal a corrida espacial era uma briga que aconteceu na Guerra Fria, além de comentar sobre os presidentes americanos e suas posições em relação ao programa, é bem difícil não se envolver com os personagens. Mesmo que essa história já tenha sido contada de outras formas.
Extendendo um pouco, é complexo não se envolver, quando dois dos homens mais importantes da sua vida também foram influenciados por esses 7 nomes e queriam ser astronautas. Enquanto um deles é meu parceiro na vida e enfrenta comigo as dificuldades do cotidiano, como uma pandemia e quarentena, mas consegue me estimular a realizar meus sonhos. O outro é uma relação ainda mais antiga. O primeiro a me pegar no colo, aquele que teve uma enorme influência nos meus gostos e me incentivava levando ao cinema desde sempre. E ele chegou mais longe, poderia estar escrevendo aqui sobre o primeiro astronauta brasileiro ou sobre um renomado engenheiro da Nasa, mas para mim nada disso é mais importante que o cargo que ele ocupa: o melhor irmão mais velho que uma menina poderia querer! Então eu gostaria de dedicar esse textos a esses dois homens que estão na minha vida, eu amo vocês!
E acreditem, os Eleitos vai mudar o que a maioria pensa do NetGeo. Não esqueçam de comentar, curtir e participar das nossas redes sociais. A participação de vocês é muito importante! E como prometi em breve saí uma lista de outros filmes sobre a parte real de uma coisa que para mim, ainda é ficção científica.
Beijos enormes!
Sil
Texto muito bem escrito e que desperta a vontade de ver a série. Muito interessante a colocação pessoal, que se encaixou muito bem no contexto